Os 3 Deuses

post01_thumb

Não era a intenção deles, mas no momento em que se encontraram na vastidão do nada que havia antes, o universo foi criado.

Esse mundo faz parte de uma ideia que surgiu enquanto ilustrava para meu cartão de visita. A princípio haveria apenas um cartão com um pequeno dragão usando uma roupa de samurai e segurando um pincel. Fiz o personagem e comecei a buscar referências para o layout. Encontrei alguns designers que criaram diferentes opções para seus cartões – com cores diferentes, personagens diferentes – e achei que essa dinâmica seria interessante. Criei mais dois personagens, como se todos fossem parte de um card game, e com uma história começando a surgir na mente fiz um macaco mutante e uma hidra de três cabeças.

‘Eles vivem em seu mundo próprio, cada criatura com sua habilidade particular. Quando encontram aqueles que devem encontrar, algo inexplicável acontece, e de alguma forma algo muda em nosso mundo.’

post01_1cards

Essa foi uma maneira de manter os cartões conectados entre eles e também com meu trabalho, e permaneceu dessa forma até o momento que senti necessidade de atualizar o meu antigo site.

Para a nova versão quis fazer um layout que fizesse parte do meu portfólio e decidi expandir essa ideia que havia surgido nos cartões. Eu poderia criar mais personagens e eles se espalhariam pelo layout mostrando uma parte do mundo dessas criaturas. Uns amigos me indicaram o pessoal da Pixelwolf para o desenvolvimento do site, e eles me disseram que essa ideia seria possível de ser aplicada.

Para resumir a história, quando três dessas criaturas que estão destinadas a se encontrar finalmente se encontram, o destino de alguém em nosso mundo é alterado, ou melhor, direcionado. Por exemplo, os três personagens dos meus cartões, o dragão, o macaco e a hidra. O dragão tem um pincel, mas não sabe como usá-lo. A única coisa que o macaco faz é meditar, concentrar e pensar em coisas e ideias. Cada cabeça da hidra está armazenando informação de um fonte diferente, mas essa informação permanece em suas cabeças. Quando eles se encontraram foi o momento em que eu percebi que queria ser um ilustrador. As habilidades dessas criaturas combinadas podem ser usadas de uma maneira que eu posso desenhar e pintar aqui em nosso mundo.

Essa dinâmica se aplica para cada criatura naquele mundo e para cada pessoa em nosso mundo. E era isso que eu queria mostrar no site, uma espiada nesse mundo peculiar que nos afeta e não sabemos que existe. Fiz alguns sketches pensando em como aplicar a ideia no layout e mostrei para o Thiago Bisewski, sócio da Pixelwolf que me ajudou muito a criar tudo isso. Trocando emails com ele tive essa ideia da ilustração do topo, onde os deuses que começaram tudo estariam ‘olhando’ para suas criações lá de cima, as ‘Três Entidades’.

‘Vagavam pelo espaço, pela escuridão, pelo nada! Não sabiam se estavam em movimento ou parados, e cada um deles já havia se conformado com a solidão. (…) Foi quando se aproximaram, e o inexplicável aconteceu, o nada começou a virar algo, e esse algo virou o universo que conhecemos hoje…’

Essa foi a história de como surgiu a ideia, agora quero mostrar como a ilustração dos deuses foi feita. O conceito já estava criado, a história de background já vagava em minha mente, mas eu ainda não sabia como seria a aparência dessas entidades. Já estava estabelecido que eles estavam flutuando no espaço antes de se encontrarem, no vácuo. No site o universo já está criado e as entidades estão apenas juntas para manter a ordem e a harmonia de tudo que surgiu a partir deles. Desenhá-los em pose de meditação seria uma boa maneira de mostrar personagens que tem uma aura mística, espiritual. Então comecei os sketches para os designs dos personagens, uma entidade por vez. A primeira entidade teria duas faces, e ambas deveriam estar com expressões calmas e em paz. Consegui essa sensação apenas no terceiro sketch:

post01_3deuses01

A segunda entidade foi mais fácil, consegui resolver no primeiro sketch:

post01_3deuses02

As primeiras duas entidades tinham o corpo com estrutura humanoide, então pensei que a terceira poderia ser algo diferente, como um animal ou uma criatura. Os primeiros sketches não apresentavam a postura de um personagem que era um deus deveria ter, e no último sketch, do dragão, achei que seria possível fazer algo mais grandioso. Pensei logo no Shenlong de Dragon Ball, com seu corpo comprido e gigantesco que seria perfeito para completar o conceito e a composição da imagem.

post01_3deuses03

Com os designs definidos fiz o sketch para a composição, usando o corpo do dragão para envolver todos os personagens e mantendo o foco da ilustração no centro:

post01_3deuses04

Hora de pintar!

Comecei com duas opções de sketches de cores, uma com fundo claro e outra com fundo escuro. Eu havia previamente definido que eles estavam no espaço, mas o que decidiria qual paleta de cores seria usada era o layout. Conversando com o Thiago decidimos que o fundo escuro seria melhor.

post02_3deuses04b

A partir do sketch de cor eu começo a renderizar. Eu uso o pincel do photoshop como ferramenta em grande parte do processo, e algumas outras técnicas para ajudar, mas a ideia principal desse post é mostrar como surgem a ideia e o conceito de uma ilustração.

Essa ilustração é o resultado de vários fatores que aconteceram desde que comecei a criar meu cartão de visita cerca de dois anos atrás. O conceito por trás é uma união de várias outras coisas, definitivamente não é o processo normal de criação de uma ilustração única, mas acredito que esse tempo de pré-produção é sempre válido antes de qualquer pintura. Um tempo para pensar, para criar, construir a ideia. Juntar referências. Fazer sketches. Ter um cuidado extra para a imagem ser algo mais do que apenas um simples desenho.

Pretendo mostrar processos mais específicos de pintura no futuro, hoje foi apenas um pouco de história por trás de uma criação. Espero que tenham gostado 🙂

post01_3deuses05

Resultado final:

post01_3deuses06

Home Home Home